17:42 22 Agosto 2017
Ouvir Rádio
    Manifestante participando de protesto contra dois anos de ataques da coalizão liderada pela Arábia Saudita no Iêmen. Sanaa, 26 de março

    Arábia Saudita contratou empresa de relações públicas para promover a 'OTAN muçulmana'

    © REUTERS/ Khaled Abdullah
    Oriente Médio e África
    URL curta
    5119509

    Uma empresa internacional de relações públicas trabalha para suavizar crimes de guerra da Arábia Saudita no Iêmen, depois de assinar acordo para promover a Aliança Militar Islâmica para Combater o Terrorismo, bloco militar dominado por Riade e apelidado de "OTAN Muçulmana".

    A Burson-Marsteller, uma das líderes do segmento no mundo, foi contratada em março para fundar a coalizão, estabelecida pelos sauditas em dezembro de 2015. Conta com 41 países membros de maioria muçulmana e a missão declarada de lutar contra o Daesh no Iraque e Síria, além de combater a militância islâmica jihadista em todo o Oriente Médio e Norte da África.

    O general da Arábia, Ahmed Asiri, que está sendo investigado pela polícia britânica por supostos crimes de guerra, também sugeriu que a aliança poderia ser expandida para incluir a luta contra rebeldes Houthi no Iêmen, uma missão atualmente conduzida por uma coalizão saudita, Kuwait e Qatar.

    O IMAFT é tem a OTAN como modelo e é efetivamente liderado pela Arábia Saudita. É composto principalmente por nações sunitas, como Bahrein, Chade, Egito, Mali, Nigéria e Somália, nações que sofreram intensas críticas por violações aos direitos humanos. Além disso, sua composição religiosa sugere que é uma força sectária que visa o principal inimigo regional saudita, o Irã.

    Um homem mostra folhetos deixados pela força aérea da coalizão saudita na cidade portuária de Hodeidah, no Iêmen, no Mar Vermelho. Os folhetos dizem: As nossas forças de legitimidade estão a caminho de libertar Hodeidah e acabar com o sofrimento de nosso amável povo iemenita. Junte-se a seu governo legítimo em favor do Iêmen livre e feliz!
    © REUTERS/ ABDULJABBAR ZEYAD
    Um homem mostra folhetos deixados pela força aérea da coalizão saudita na cidade portuária de Hodeidah, no Iêmen, no Mar Vermelho. Os folhetos dizem: "As nossas forças de legitimidade estão a caminho de libertar Hodeidah e acabar com o sofrimento de nosso amável povo iemenita. Junte-se a seu governo legítimo em favor do Iêmen livre e feliz!"

    A nomeação da Burson-Marsteller acontece em um ponto crucial para a aliança, já que se prepara para realizar sua primeira reunião oficial de ministros de defesa nacional. A empresa já trabalhava para o Reino no rescaldo dos ataques do 11 de setembro em Nova Iorque e Washington em 2001, colocando anúncios em jornais em todo o país desassociando a Arábia Saudita dos terroristas, 15 dos quais eram sauditas.

    O analista do Oriente Médio, Dan Lazare, disse anteriormente à Sputnik que o bloco efetivamente fortalece os regimes mais repressivos do Oriente Médio, muitos dos quais financiaram grupos terroristas como Al-Qaeda e o Daesh.

    A firma é internacional, com escritórios no Médio Oriente em Riade e Jeddah, e sede em Londres liderando os esforços de propaganda. A empresa tem uma reputação de ter regimes despóticos como clientes, representando a junta militar da Argentina na década de 1970, enquanto milhares de argentinos foram mortos na "guerra suja" do governo entre 1976 e 1983. A apresentadora de TV, Rachel Maddow, disse uma vez que "quando o mal precisa de público Relações, o mal tem a Burson-Marsteller na discagem rápida".

    A empresa também já inflamou a controvérsia sobre seu trabalho para o Facebook. O gigante das mídias sociais contratou a Burson-Marsteller para incentivar blogueiros e jornalistas a investigarem as operações do Google e a maneira como ele coletava informações dos usuários, provocando acusações de que o Facebook estava tentando distrair a atenção de suas próprias atividades de privacidade.

    Um menino olha para a câmera enquanto se senta nos destroços de uma casa destruída por um ataque aéreo liderado pelos sauditas nos arredores de Sanaa, Iêmen.
    © REUTERS/ Mohamed al-Sayaghi
    Um menino olha para a câmera enquanto se senta nos destroços de uma casa destruída por um ataque aéreo liderado pelos sauditas nos arredores de Sanaa, Iêmen.

    O Reino Unido é um destino chave para os regimes repressivos que necessitam de gerenciamento de reputação, devido à falta de regulamentação e altos níveis de opacidade.

    Nos Estados Unidos, os lobistas que trabalham para governos estrangeiros são obrigados a divulgar publicamente os contratos dos clientes e a declarar quando e por que eles estiveram em contato com políticos e com mídia — não existe tal obrigação no Reino Unido. Enquanto o Conselho de Relações Públicas do Reino Unido opera um registro voluntário, muitas empresas não aparecem nele, e as que o fazem costumam publicar listas de clientes incompletas.

    O uso da Arábia Saudita de empresas de PR ocidentais é anterior ao conflito no Iêmen.

    Em 2016, uma subsidiária do conglomerado de mídia francês Publicis Groupe, que é proprietário de firmas de publicidade e anúncios no Reino Unido, distribuiu um artigo no qual o ministro das Relações Exteriores Adel bin Ahmed Al-Jubeir justificou a execução de 47 pessoas com base acusações de terrorismo.

    A exposição provocou alegações de que a Publicis estava ajudando os sauditas tentavam "limpar" seu histórico no que tangia aos direitos humanos.

    ​O Qorvis MSLGroup, uma subsidiária da Publicis Groupe, tem trabalhado com a Arábia Saudita há mais de uma década, mas a excluiu a referência aos clientes após controvérsias sobre direitos humanos.

    A Arábia Saudita tentou projetar uma imagem positiva de si mesma de outras maneiras anteriormente. Em 2015, o país lançou o site Arabia Now, um "centro on-line de notícias relacionadas ao Reino", que apresenta artigos elogiosos e blogs sobre cultura saudita e desenvolvimento econômico. Uma cobertura recente elogiou Omã por se tornar o 41º membro da aliança.

    ​Duas semanas depois do Omã se juntar à coalização da Arábia Saudita no Iêmen.

    Nesse mesmo ano, o WikiLeaks revelou que Riade havia pago cobertura positiva na mídia e usou proxies para atacar veículos que publicaram reportagens  consideradas prejudiciais ao Reino. Jornalistas alemães, por exemplo, receberam 7,5 mil euros por mês para escrever artigos positivos sobre a Arábia Saudita duas vezes por ano.

    Mais:

    Guerra de preços? Arábia Saudita surpreende o mundo com corte nos preços do petróleo
    Por que Arábia Saudita expulsa 5 milhões de pessoas?
    Paquistão envia tropas de combate para a fronteira sul da Arábia Saudita
    EUA reforçam apoio militar a Arábia Saudita para combater Irã
    Tags:
    11 de setembro, Arabia Now, Qorvis MSLGroup, Ministério das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Publicis Groupe, Conselho de Relações Públicas do Reino Unido, Burson-Marsteller, IMAFT, Daesh, Houthis, Facebook, Al-Qaeda, Google, OTAN, Sputnik, WikiLeaks, Adel bin Ahmed Al-Jubeir, Rachel Maddow, Dan Lazare, Ahmed Asiri, Jeddah, Nova Iorque, Riade, Estados Unidos, Norte da África, Omã, Bahrein, Mali, Somália, Londres, Chade, Iêmen, Nigéria, Egito, Oriente Médio, Irã, Iraque, Arábia Saudita, Síria, Reino Unido, Washington, Argentina
    Padrões da comunidadeDiscussão
    Comentar no FacebookComentar na Sputnik