12:17 17 Abril 2021
Ouvir Rádio
    Europa
    URL curta
    0 130
    Nos siga no

    O site do canal RT em alemão (RT DE) está preparando um processo contra o jornal alemão Bild, que publicou que a equipe editorial do RT DE estaria "espionando" o opositor russo Aleksei Navalny.

    A chefe da agência RT DE (site do canal RT em alemão), Dinara Toktosunova, comentou as acusações de suposta "espionagem" em relação ao opositor russo, publicadas pelo tabloide alemão Bild.

    "Gostaríamos de esclarecer aos leitores que não falam alemão: o artigo do Bild não é de forma alguma sobre como a RT DE enviou um investigador alemão incrivelmente talentoso para seguir Navalny em nome dos serviços especiais russos", afirmou Toktosunova.

    "A tradução para o russo é a seguinte: 'O medíocre jornalista Daniel Lange não conseguiu ao menos o menor grau de material exclusivo na trilha do FBK [sigla em inglês para a Fundação Anticorrupção, criada por Navalny] na Alemanha e decidiu vazar a correspondência do chat, onde foi convidado a fazer seu trabalho", acrescentou. 

    O opositor russo Aleksei Navalny durante audiência em tribunal de Moscou, em 5 de fevereiro de 2021.
    © AP Photo / Tribunal do Distrito de Babushkinsky
    O opositor russo Aleksei Navalny durante audiência em tribunal de Moscou

    De acordo com a diretora da RT DE, a lei alemã "ainda defende a imprensa ao permitir que ela colete informações sobre assuntos" de interesse público.

    Dinara Toktosunova destacou ainda que "o jornal Bild é lendário em sua esquizofasia".

    "Nos acusar de vigilância - e ao mesmo tempo publicar fotos de todos os movimentos de Navalny, publicar fotos de sua carreata, seguranças e enfermaria do hospital [...] São notícias do gênero 'Quem aqui está de uniforme?'. Sim, se os serviços especiais russos precisassem de algumas informações adicionais, eles simplesmente comprariam uma assinatura do BILDplus", acrescentou a diretora do RT DE.

    Fechamento de contas da RT

    Em 26 de fevereiro, a Ruptly GmbH (agência de vídeo do canal RT) e a RT DE receberam notificações de encerramento de contas no Commerzbank, banco que tem 15% das ações pertencentes à Alemanha.

    Isso aconteceu um mês após o anúncio do próximo lançamento do canal de TV em dezembro de 2021.

    A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que Moscou considera a recusa dos bancos alemães em cooperar com a RT DE e a Ruptly como uma forma de pressão política. Segundo ela, a Rússia será forçada a tomar duras medidas de retaliação contra a mídia alemã se o país europeu não garantir o funcionamento normal da mídia russa.

    Mais:

    UE impõe novas sanções pessoais contra Rússia devido ao caso Navalny, segundo jornal oficial
    Conselheiro da Casa Branca se desculpa por entrevista à emissora russa RT
    Após UE, EUA aplicam sanções contra Rússia pelo caso Navalny
    Rússia afirma que sanções dos EUA por caso Navalny representam ataque hostil anti-russo
    Tags:
    espionagem, imprensa, Aleksei Navalny, RT, Russia Today, Rússia, Alemanha
    Padrões da comunidadeDiscussão
    Comentar na SputnikComentar no Facebook
    • Comentar